Modelista: o profissional molda a moda.

Fato é que este profissional atua no setor têxtil, na área da engenharia de produto, ele geralmente fica responsável pela elaboração do projeto (modelagem), sim a realidade do processo é que atualmente o modelista precisa está antenado a toda tecnologia e ainda ter o dom de gerenciar crise. Pois algumas empresas resolveram adotar a metodologia da industria 4.0, onde o profissional utiliza o software para modelagem e  com isso ele precisa ter algumas características como auto gestão do processo e ser assertivo.



Costureira de mulher sorridente tecido branco de corte com tesoura — Fotografia de Stock


O modelista  precisa trabalhar e liderar equipes de costura, acompanhar todo o processo da peça piloto. No mundo real da (produção industrial), não existe teste de modelagem, o que acontece é a preparação da peça quase perfeita aos olhos do estilo e com isso a ideia de interpretação do desenho, pula algumas etapas e passa direto para um projeto que só se altera caso haja divergência com setor do estilo. 

Garantir a produtividade sem atrapalhar o andamento do trabalho tem sido um grande dilema para muitos profissionais, pois perdemos toda a dinâmica de testar aquilo que está sendo projetado, para garantir uma agilidade "inútil' na produção, pois no final  a qualidade se perde diante do fato de trabalhar sobre extrema pressão.

Designer de moda, no atelier — Fotografia de Stock

A vivência no setor têxtil, durante mais de 10 anos, onde estive trabalhando com modelagem, tanto no setor privado e também como freelancer de forma autônoma,  me fez perceber que o modelista é visto como um ser que faz mágica, tornando-se responsável pelo processo de colocar aquela ideia que estava no papel (croqui)  no mundo real e tátil,  sendo que tudo isso acarreta em um grande desgaste para o profissional e esse é o ponto principal, as empresas querem uma autoprodutividade e assertividade,  extraindo tudo que for possível para agilizar o processo. 

Enfim, precisamos estar atentos a demanda do mercado de moda, aliando a tecnologia ao processo sem criar interferência entre o profissional e o desenvolvimento o produto, para maior qualidade do mesmo, valorizando o trabalho feito pelo modelista , que é o profissional que molda a moda. 



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FAZER A MÁSCARA 3D MOLDE PDF

Aula 01 - Base de modelagem no sistema Audaces moldes - Saia tamanho 40

Aula 03 - Como fazer base de blusa no Coreldraw